Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Meu amigo Armani

Há mais de uma semana, Alexandre passou um e-mail para os padrinhos com as características da beca. Como o noivo vai de smoking creme, decidi por um terno cinza médio, de um a três botões, preferencialmente de lapela coreana (arredondada em vez da lapela de pontas, tradicional de smoking). O motivo é fazer a roupa da padrinhada conversar com a roupa do noivo. O que eu tinha imaginado mesmo era um terno gelo para o Alexandre e uma tonalidade mais queimada para roupa dos meninos. Descobri, no entanto, que é dificílimo encontrar essas cores para alugar. Parece até que vivemos em cidade interiorana. O Rio está muito longe de ser uma referência nacional para moda masculina. (Bom, eu não vou nem comentar as roupas de aluguel femininas!)

Para um terno cinza médio, a camisa pode variar do branco ao preto. Como o casamento é de tarde, é preferível combinar com as cores azul, branco, prata, creme ou gelo. As gravatas podem variar, dependendo do estampado. Acho que não preciso dizer que desenhos de bichinhos ou cartoons estão vetados, né?! Eles valem para a hora da brincadeira (ou quando quiserem cortar a gravata do Alexandre para vender os pedacinhos). E nada melhor e sem erro do que sapatos pretos.

Eu procurei bastate a roupa dos padrinhos e percebi que alugar todos numa loja iria ser complicado, visto que não quero meio fraque no altar (aquela calça cinza, de risca-de-giz, com um paletó cinza chumbo, colete prata ou preto e camisa branca). É roupa demais para um casamento à tarde. Por isso, vi que o melhor era cada padrinho procurar o próprio terno, tanto pelo preço, que pode ficar mais em conta, quanto pelo tamanho do terno, pela pessoa conhecer qual lhe cai melhor. Assim, estou mandando duas fotos de ternos cinza médio, que acho que combinam com a luz e nem ficam tão verão, por estarmos no inverno.

Roupa dos padrinhos:

1 - Terno cinza médio (como consta nas fotos), de preferência liso (sem desenhos ou riscas) e com poucos botões (de um a três). A lapela é preferencialmente coreana (arredondada como na foto do modelo gayzinho andando na passarela), mas caso não encontrem, pode ser a comum (pontuda nos ombros).

2 - Camisa branca, gelo, cinza ou azul bem claro.

3 - As meias podem ser preta ou cinza chumbo.

4 - Sapatos pretos

5 - As gravatas não devem ser berrantes: podem conter cores quentes, mas de forma bem discreta. Em geral podem ser prateadas, cinzas, marfins, azul marinho, pretas, rosa chá, bordô.

Vai depender muito da cor da camisa. O ideal é usar algo sóbrio (lembrem-se de que é um casamento).

Dicas sobre ternos que descobri na jornada por roupas masculinas. Nehuma delas é exigência minha!!! São apenas conselhos de vendedores :

-Lembrem-se de que homens baixos devem preocupar-se em não alongar muito o paletó abaixo da bunda. Nesse caso, o limite é a popa.

-Outra é o cuidado para que os ombros não fiquem largos demais, para além dos braços, como usava-se nos anos 80.

- A manga do paletó, quando o braço está levemente dobrado, não deve encurtar mais que um dedo e meio de distância da manga da camisa.

- Para casamentos, usa-se o nó de gravata tradicional. Se alugarem, peça para o vendedor deixá-lo pronto para o uso.

Nenhum comentário: