Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Festa das flores



Lírios, gérberas ou rosas? Crisântemos, copos de leite ou hortências? Lótus, gardênias ou orquídeas? Nunce pensei que houvesse tanta variedade de flores (muitas delas bem parecidas) na natureza, até, de fato, escolher as que vão enfeitar minha festa. Embora a Casa de Santa Teresa não precise de muita coisa para ficar bonita, há alguns detalhes que noiva nenhuma deixa passar.

Procurei três decoradores:

Dec & Arte - Lisa e Ana Leote - (21) 99967814 /2245-6347 / 9996-7763 / 2295-1225
Florir – Natalie e Ana – 8801-4059
Mário Ferreira - (21) 2254-4190 / 2204-0445 ( http://www.ferreiraflores.com.br/)

Entre os profissionais abaixo:

Luis Ferreira- 3419-9441
Andrea – 2267-0796
Luiz Felipe Albuquerque – 2239-6565 /9984-1755
Eder Meneghine – 2493-8482 /9146-3737 /9363-9010
Natalie e Maria – 2239-1857 / 9376-7236 / 2523-7365

A Lisa e a Ana, da Dec&Art montaram um orçamento bacana, com velas e flores provençais. Saiu bem acima do que esperávamos, mas conversando aqui, tirando umas coisas dali, chegamos a um valor legal. Ainda assim, não satisfeita, procurei a Ana da Florir. Com ela era só flores. Tudo que pedi, ela montou. Quando, porém, me mostrou o valor, eu quase caí dura. Era quase o dobro da Dec&Arte. Nem conversei. Descartei na hora.

Foi então que minha tia lembrou de uma loja antiga, da Tijuca, que fez o casamento da minha mãe, na Igreja Nossa Senhora da Luz, em 1981. O Seu Ferreira, que tinha feito a decoração, já tinha morrido, mas seu filho, Mário Ferreira, estava na ativa. Marcamos um dia para ele conhecer o local. Ele encantou-se e montou um orçamento tão competitivo quanto o da Dec&Art. Agora estou na dúvida: Mário trabalha só com flores, mas ofereceu muito mais (paisagismo) por um preço um tantinho menor. Já a Ana e a Lisa ofereceram, além da flores, as velas.

Oh, Deus! Que fazer?! Eu preciso das velas. "Saara", pensei. Apesar do problema de horário para bater pernas, tenho que checar o valor no mercadão do Centro. Vai que tem promoção? De qualquer forma, com vela ou sem vela, devemos fechar, nesta semana, com o filho pródigo do Seu Ferreira. Apesar de não dar as velas, ele ofereceu muito mais no quesito natureza. Acho até porque ele é, prioritariamente, florista... e não decorador.

SINGELEZAS

Depois do convite, que fez a alegria do pessoal, estou na maior pressão para decorar o espaço. Pensamos em algo que seguisse o mesmo tom:

1 - O Altar: em geral, pede flores ligadas à espiritualidade. O ideal é fazer algo singelo, sem ouros e pratas, de flores poucos "chegueis". No meu caso, como não vou casar em igreja, e nem em terreiro de Umbanda, meu altar terá uma toalha branca e somente um arranjo de flores, não muito pequeno, de um lado só. Quando vi fotos de decoradores, eu já tinha chegado a uma conclusão sobre as flores: chuva de prata, rosas brancas e em tom chá e lírios brancos. Nem sou fã de lírios, mas não consigo deixar de pensar nas palavras de Jesus elogiando a espécie: "Olhai os lírios do campo... como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda sua glória, vestiu-se como um deles". Sobre o altar, vamos por uma espécie de gazebo com voais brancos e hera, pra cercar o local.

2 - O caminho da roça: (Anarriê!) é aquele pelo qual todo mundo que fica de pé no altar passa. Vou fazer uma coisa superdiferente: cobrir o chão de pétalas e colocar três tripés de madeira, de cada lado, com chuvas de prata, rosas-chá e floreszinhas miúdas. Sem aqueles pedestais de ouro, cheios de flores de todo tipo, tal qual víamos nos casamentos dos anos 80/90.


3 - Arranjos de mesa: não tem quem não carregue um centro de mesa para casa. Ainda mais se é senhora de mais idade. Acha bonito, tem pena porque vai para o lixo e acaba passando a mão para levar para casa. As velhinhas nunca perdoam! Nunca vi fazerem diferente. Se tiver vela, então, a tentação ainda é maior. Sendo assim, estou montando quase todos os arranjos da recepção como se fossem brindes. As velas serão compradas e as flores poderão ser malocadas, sem nenhum problema. Estamos bolando tudo de acordo com as cores da festa, com uma cara bem campestre e de base de madeira. Aliás, vocês não têm idéia de como tentaram me convencer a usar bases de vidro. Fui firme: "que parte do 'eu quero madeira' vocês não entenderam"???

4 - O que fazer com a piscina? - "Se deixar a piscina vazia, os bêbados vão se jogar na água", me apavoraram umas pessoas muito más, que juraram terem testemunhado isso acontecer em alguns casamentos. Na minha cabeça, eu já imaginava o barulhos de moedinhas indo embora do meu bolso. Decorar uma piscina não deve ser nada barato! Primeiro, a Ana e Lisa (Dec&Art) pensaram numa trama de nylon, com velas, formando um rede bem espaçada. Preencheríamos com gérberas ou lótus. A rede é para evitar que tudo se aglomere num cantinho da piscina, pela circulação natural da água. Depois veio a idéia de pendurar uns arranjos feitos de galhos, hera, chuvas-de-prata e hortências brancas, que desciam do teto até próximo do espelho d'água, mas também isso saía caro, segundo a Ana (Florir). Por fim, Mário veio com um orçamento bem dentro das minhas possibilidades e juntou as duas idéias, colocando as velas em um lado só da piscina, para que a chama fosse refletida na água. Poético e barato!

5 - Na mesa do bolo teremos pétalas e chuvas-de-prata, sobre um tabuleiro de vidro. O bolo é todo branquinho e vai combinar bem.

6 - Vamos ter uma árvore de cerejeira, no jardim, onde os convidados pendurarão cartõeszinhos, por uma fitinha de cetim, com seus votos. A idéia faz parte de uma tradição do Japão e aqui substitui muito bem a velha fórmula do "livro de recados", na entrada da festa. Vai ficar linda!!!


Mais detalhes (e bota detalhe nisso), só no dia vocês vão ver.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus! Eu não sei diferenciar flor nenhuma. Rosa, Orquídea, Margarida e olhe lá! =]

Falta pouquiiiiinho agora!
=*

Anônimo disse...

Vixa, amei Pi!! Vai ficar belo!! A i´deia de velas na piscina é uma das coisas mais bonitas que já vi. Tem uma foto no site do lajedo. D´´a uma olhada lá.www.lajedo.com.br
Só para vc ver os formatos das velas. Elas bóiam. Não precisa de rede.
bjo